segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sobre Violência.

Essa semana na escola, um grupo de estudantes de Psicologia da Univasf, chamou alguns alunos lá da sala, e nos fizeram perguntas sobre violência. E então resolvi fazer um post dedicado a isso.

Todo mundo sabe, o que é violência. Mais definir o que é propriamente dito é complicado. Me embolei super, na hora que me fizeram essa pergunta. Acredito que não exista só violência física, e sim psicológica, que pode as vezes ser mais cruel, do que qualquer agressão, qualquer ato de machucar fisicamente.

Diversos fatores contribuem para a “multiplicação” da violência, uma delas é a falta da educação. Esse fator é primordial, pois sem ela, não sabemos como nos comportar, e etc... Mais essa educação não é ensinada na escola. E sim de geração em geração. E a falta dele causa na maioria das vezes consequências devastadoras.

Vamos supor, quando pensamos em um favela. O que pensamos? Em marginais, em trafico, pessoas sem educação. Mais dentre essas pessoas, também existe aquelas que moram ali por força do  "destino" por que o pai, ou a mãe não tiveram oportunidade o suficiente pra crescer na vida, mais souberam passar seus valores pra seus filhos, e soube mostrar que caminho seguir, mostrou que aquele caminho é errado e que pra ter futuro a principal coisa era a educação.

Educação acima de tudo é dialogo.

Se não há dialogo, se não há educação, provavelmente ira existir violência, tanto física quanto psicológica.

/tô com pressa depois eu edito.

/fikadica.

 

;*